Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
as horas de "boa vida" dos professores

Após um anónimo se ter insurgido contra os professores e da "boa vida" que levam, um professor resolveu publicar em carta as horas de trabalho da maioria deles e o resultado foi o seguinte que transcrevo na íntegra como o recebi. É um texto um pouco comprido, mas vale a pena ler até ao fim:

 

 

Resposta ao
Caríssimo que veio aos jornais INDIGNAR-SE contra os professores.Tal
demonstra bem como os profs trabalham tanto e "nem se dá por ela". Caro
anónimo indignado com a indignação dos professores, Homens (e as mulheres)
não se medem aos palmos, medem-se, entre outras coisas, por aquilo que
afirmam, isto é, por saberem ou não saberem o que dizem e do que falam.
O caro anónimo mostra-se indignado (apesar de não aceitar que os professores
também se possam indignar! Dualidade de critérios deste nosso estimado
anónimo... Mas passemos à frente) com o excesso de descanso dos professores:
afirma que descansamos no Natal, no Carnaval, na Páscoa e no Verão, (esqueceu-
se de mencionar que também descansamos aos fins-de-semana). E o nosso prezado
anónimo insurge-se veementemente contra tão desmesurada dose de descanso de
que os professores usufruem e de que, ao que parece, ninguém mais usufrui.
 Ora vamos lá ver se o nosso atento e sagaz anónimo tem razão. Vai perdoar-
me, mas, nestas coisas, só lá vamos com contas. O horário semanal de
trabalho do professor é 35 horas. Dessas trinta e cinco, 11 horas (em alguns
casos até são apenas dez) são destinadas ao seu trabalho individual, que cada
um gere como entende. As outras 24 horas são passadas na escola, a leccionar,
a dar apoio, em reuniões, em aulas de substituição, em funções de direcção de
turma, de> coordenação pedagógica, etc., etc. Bom, centremo-nos naquelas
11 horas que estão destinadas ao trabalho que é realizado pelo professor fora
da escola (já que na escola não há quaisquer condições de o realizar):
preparação de aulas, elaboração de testes, correcção de testes, correcção de
trabalhos de casa, correcção de trabalhos individuais e/ou de grupo,
investigação e formação contínua. Agora, vamos imaginar que um professor, a
quem podemos passar a chamar de Simplício, tem 5 turmas, 3 níveis de ensino, e
que cada turma tem 25 alunos (há casos de professores com mais turma mais
alunos e mais níveis de ensino e há casos com menos - ficamos por uma situação
média, se não se importar). Para sabermos o quanto este professor trabalha ou
descansa, temos de contar as suas horas de trabalho. Vamos lá, então,
contar: 1. Preparação de aulas: considerando que tem duas vezes por
semana cada uma dessas turmas e que tem três níveis diferentes de ensino, o
professor Simplício precisa de preparar, no mínimo, 6 aulas por semana (estou
a considerar, hipoteticamente, que as turmas do mesmo nível são exactamente
iguais -- o que não acontece -- e que, por isso, quando prepara para uma turma
também já está a preparar para a outra turma do> mesmo nível). Vamos considerar
que a preparação de cada aula demora 1 hora. Significa que, por semana,
despende 6 horas para esse trabalho. Se o período tiver 14 semanas, como é o
caso do 1.º período do presente ano lectivo, o professor gasta um total de 84
horas nesta tarefa. 2. Elaboração de testes: imaginemos que o prof.
Simplício realiza, por período, dois testes em cada turma. Significa que tem
de elaborar dez testes. Vamos imaginar que ele consegue gastar apenas 1 hora
para preparar, escrever e fotocopiar o teste (estou a ser muito poupado,
acredite), quer dizer que consome, num período, 10 horas neste trabalho.
 3. Correcção de testes: o prof. Simplício tem, como vimos, 125 alunos, isto
implica que ele corrige, por período, 250 testes. Vamos imaginar que ele
consegue corrigir cada teste em 25 minutos (o que, em muitas disciplinas,
seria um milagre, mas vamos admitir que sim, que é possível corrigir em tão
pouco tempo), demora mais de 104 horas paraconseguir corrigir todos os
testes, durante um período. 4. Correcção de trabalhos de casa:
consideremos que o prof. Simplício só manda realizar trabalhos para casa uma
vez por semana e que corrige cada um em 10 minutos. No total são mais de 20
horas (isto é, 125 alunos x 10 minutos) por semana. Como o período tem 14
semanas, temos um resultado final de mais de 280 horas. 5. Correcção de
trabalhos individuais e/ou de grupo: vamos pensar que o prof. Simplício manda
realizar apenas um trabalho de grupo, por período, e que cada grupo é composto
por 3 alunos; terá de corrigir cerca de 41 trabalhos. Vamos também imaginar
que demora apenas 1 hora a corrigir cada um deles (os meus colegas até
gargalham, ao verem estes números tão minguados), dá um total de 41 horas.
 6. Investigação: consideremos que o professor dedica apenas 2 horas por
semana a investigar, dá, no período, 28 horas (2h x 14 semanas). 7.
Acções de formação contínua: para não atrapalhar as contas, nem vou considerar
este tempo. Vamos, então, somar isto tudo:
84h+10h+104h+280h+41h+28h=547 horas. Multipliquemos, agora, as 11horas
semanais que o professor tem para estes trabalhos pelas 14 semanas do período:
11hx14= 154 horas. Ora 547h-154h=393 horas. Significa isto que o professor
trabalhou, no período, 393 horas a mais do que aquelas que lhe tinham sido
destinadas para o efeito. Vamos ver, de seguida, quantos dias úteis de
descanso tem o professor no Natal. No próximo Natal, por exemplo, as
aulas terminam no dia 18 de Dezembro. Os dias 19, 22 e 23 serão para realizar
Conselhos de Turma, portanto, terá descanso nos seguintes dias úteis: 24, 26,
29 30 e 31 de Dezembro e dia 2 de Janeiro. Total de 6 dias úteis. Ora 6 dias
vezes 7 horas de trabalho por dia dá 42 horas. Então, vamos subtrair às 393
horas a mais que o professor trabalhou as 42 horas de descanso que teve no
Natal, ficam a sobrar 351 horas. Quer dizer, o professor trabalhou a mais 351
horas!! Isto em dias de trabalho, de 7 horas diárias, corresponde a 50 dias!!!
O professor Simplício tem um crédito sobre o Estado de 50 dias de trabalho.
Por outras palavras, o Estado tem um calote de 50 dias para com o prof.
Simplício. Pois é, não parecia, pois não, caro anónimo? Mas é isso que o
Estado deve, em média, a cada professor no final de cada período escolar.
 Ora, como o Estado somos todos nós, onde se inclui, naturalmente, o nosso
prezado anónimo, (pressupondo que, como nós, tem os impostos em dia) significa
que o estimado anónimo, afinal, está em dívida para com o prof. Simplício. E
ao contrário daquilo que o nosso simpático anónimo afirmava, os professores
não descansam muito, descansam pouco! Veja lá os trabalhos que arranjou:
sai daqui a dever dinheiro a um professor. Mas, não se incomode, pode ser que
um dia se encontrem e, nessa altura, o amigo paga o que deve.

 

 

publicado por musicacomacento às 11:26
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